g+

f

LIVRO / GAME OF THRONES

A ÍNCRÍVEL HISTÓRIA DO MUNDO DE GELO E FOGO

O inverno está chegando e com ele vem a novíssima temporada de Game of Thrones na HBO, um grande motivo para começar a ler ou reler os livros da obra.

Aqui indico um livro essencial para quem quer saber mais sobre o rico universo de Game of Thrones: A HISTÓRIA DO MUNDO DE GELO E FOGO,
lançado pela Editora Leya no final do ano passado, o livro conta de forma detalhada e super bem ilustrada, a origem do mundo de Game of Thrones.

 

GIBA ASSIS - 05 / 04 / 2015

AEGON, O CONQUISTADOR, VOANDO COM SEU DRAGÃO: BALERION, O TERROR NEGRO.

O rico universo de Game of Thrones

É incrível, de imaginar, como é criar todo um mundo fictício com nações, povos, religiões, deuses, reis, guerreiros, feticeiros, dragões e gigantes, Robert E. Howard havia criado a Era Hiboriana para retratar o mundo de Conan*, o Bárbaro e Tolkien em seus livros detalhava os povos da Terra Média, criando até mesmo um idioma próprio: o élfico.

Porém nenhum deles, até hoje, teve uma obra tão completa que ilustrasse seu universo como o MUNDO DE GELO E FOGO.

Escrita por Elio M. Garcia Jr e Linda Antonsson o livro é uma verdadeira enciclopédia sobre o mundo de Westeros e os personagens que levaram a construção dos Sete reinos.

Personagens de um passado longínquo, que são frequentemente citados nos livros e na série, como Aegon o Conquistador, o antigo reino de Valiria e seus dragões, a construção da grande Muralha de Gelo e povos como os Primeiros Homens, os Ândalos, os Roinares, chegando a origem das grandes famílias Targaryen, Starks, Lannisters, Baratheons e indo a lugares distantes como Essos, Ethos e Sothoros tem aqui suas histórias cuidadosamente detalhadas e belamente ilustradas.

 

GIGANTE DO NORTE DE WESTEROS

A IMPONENTE PORTO REAL - CAPITAL DOS SETE REINOS DE WESTEROS

A origem dos Sete Reinos

Narrada por um Meistre ( segundo ele no atual Reinado de Tommen ), a história se inicia na era da Aurora habitada por gigantes, povos da floresta e criaturas míticas como dragões, mamutes e lobos gigantes. Foi com a chegada dos Primeiros Homens, que vieram de Essos (que fica a leste de Westeros), que se iniciou a criação dos primeiros Reinos, além da criação da Grande Muralha, após a Longa Noite de Inverno.

Apesar da narrativa focar bastante em Westeros, uma boa parte é dedicada também a Essos, principalmente no glorioso reino de Valiria, onde surgirão os dragões e seus descendentes, os Targaryen.

É interessante ver a evolução dos povos, a origem de suas desavenças e suas crenças. Detalhes de como foi que Aegon conquistou os Sete Reinos, a Batalha de Harrenhal que teve sua torres derretidas e a criação do Trono de Ferro, ajudam a esclarecer bastante o porque de tantas desavenças e disputas no mundo de Game of Thrones.

O livro nos leva também ao passado recente, que mostra como foi a queda do reinado dos Targaryen, com a morte de Aerys II, o rei louco e a conquista do trono por Robert Baratheon aliado aos Starks.

 

antigo POVO DA FLORESTA DE WESTEROS

MAPA QUE RETRATA O REINO DO NORTE

Muito além de Westeros

Até coisas que não foram ainda mostradas na série ou foram pouco citadas como a Luminífera empunhada por Azor Ahai, aparecem no livro.

Lugares distantes como Sothoros continente que fica ao sul de Essos, o império de Yi Ti, Jogos Nhai, e as Terras Sombrias que ficam a leste de Essos,
também são contemplados no livro.

O livro apenas peca falta de mapas que ajudassem a orientar a localização dessas regiões, sobretudo de Essos pois é dali que surgiram os Primeiros Homens, os Ândalos e Valiria, o livro apenas enfoca os mapas dos Sete Reinos.

 

O livro abre portas para novas histórias

Vale muito a pena ter este livro na prateleira, para consultá-lo sempre que você ver citado algo sobre o passado na série de Game of Thrones.

O Mundo de Gelo e Fogo nos mostra que há muitas histórias a serem contadas que podem acabar virando livros, séries ou quem sabe até filmes! Criando um verdadeiro universo expandido de Game of Thrones
Já imaginou a história de Aegon, o Conquistador, indo para as telas?

 

  • COMENTÁRIOS

    CLIQUE PARA AMPLIAR

    comments powered by Disqus